 Pesquisadores japoneses conseguiram substituir os raios laser utilizados na geração de hologramas por uma fonte comum de luz branca.
Pesquisadores japoneses conseguiram substituir os raios laser utilizados na geração de hologramas por uma fonte comum de luz branca.O feito inédito é um passo importante rumo à criação de telas 3-D verdadeiras, simplificando o projeto do projetor holográfico e reduzindo seu custo.
Pairando no ar
A rigor, a nova técnica tem mais diferenças do que similaridades com a holografia tradicional.
Nos projetores holográficos atuais, a luz de um laser é projetada sobre o objeto. Os raios de luz que se refletem do objeto incidem sobre uma placa fotográfica, que grava informações sobre a amplitude e a fase de cada onda na forma de um padrão de interferência.
Então, quando a luz passa através do holograma, ela interage com o padrão de interferência de tal forma que a imagem do objeto surge "pairando no ar".
Embora as imagens estejam melhorando - a IBM prevê a chegada dos projetores holográficos ao mercado em cinco anos -, tendo sido possível inclusive a criação de um protótipo de TV holográfica, alguma informação se perde na geração da imagem a partir do padrão de interferência, o que faz com que os objetos apresentem cores ligeiramente diferentes quando vistos de ângulos diferentes.
http://www.inovacaotecnologica.com.br
 
 
Daqui a pouco já estaremos conversando uns com os outros holograficamente
ResponderExcluir