sábado, 2 de abril de 2011

Estudante cria algoritmo para câmeras rastrearem objetos

Sistema torna uma câmera de vídeo apta a aprender sobre um objeto, rastreando-o de modo inteligente como em filmes de espionagem.





O estudante de tecnologia da computação Zdenek Kalal, da Universidade de Sarray, Inglaterra, desenvolveu um algoritmo capaz de transformar câmeras de vídeos em olhos atentos. Com ele, as câmeras se tornam aptas a rastrear objetos de forma inteligente, captando inúmeras imagens e analisando os quadros de modo a encontrar o item desejado. Esse é, provavelmente, o mais sofisticado sistema de rastreamento desenvolvido até hoje.

O vídeo acima, apesar de estar em inglês e sem legenda, é bastante esclarecedor para se compreender como, basicamente, funciona na prática a “Predator” (predador, em português), nome dado à pequena câmera inteligente. O próprio Kalal é quem aparece no filme e fala um pouco sobre sua criação, explicando que mesmo que o objeto saia do campo de visão da câmera, quando retorna, é novamente marcado.

A tecnologia, que parece ter saído diretamente de filmes de espionagem e ficção científica, é capaz de reconhecer o objeto a ser rastreado em poucos segundos. A partir dessa nova criação, sistemas de segurança podem se tornar muito mais eficazes, reconhecendo rostos de pessoas autorizadoas que entram em um local restrito, por exemplo.

Isso porque a câmera tem a capacidade de reconhecer rostos pré-definidos, indicando aqueles que não são conhecidos. Em suma, a “Predator” é capaz de “aprender com seus erros”, armazenando o visual de todos que passam diante dela.

Fonte: www.tecmundo.com.br

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Facebook oferece ferramenta para transformar perfil pessoal em profissional

Recurso permite nomeação de administradores para a página, além de transformar amigos em fãs de forma automática

Agora seu perfil do Facebook pode ser facilmente convertido a uma página de negócios, transformando todos os seus amigos em fãs. Com uma nova ferramenta disponibilizada pela rede social, você pode montar uma página para um local, produto, companhia e, até mesmo, pra você.

O recurso pode facilitar a vida de celebridades que, por falta de opção, acabavam usando os perfis pessoais como perfis profissionais. Para estas pessoas, algumas ferramentas de visulização de visitantes e nomeação de administradores prometem facilitar a vida dentro da rede social.

No entanto, nem tudo é perfeito. Com a nova página, o Facebook exclui mensagens, fotos e tudo o que estava anteriormente em seu antigo perfil. Portanto, tenham cuidado e façam backup, caso queiram testar a ferramenta. Lembrando que, pelo menos por enquanto, a decisão não tem volta.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Memórias magnéticas alcançam velocidade de memórias RAM

As memórias flash são um dos maiores sucessos recentes da eletrônica.

Tanto que os engenheiros estão se inspirando em suas vantagens para beneficiar outras aplicações como, por exemplo, a memória dos computadores.

Isto permitira computadores com inicializações quase instantâneas e que não perderiam os dados ao serem desligados.


Memórias magnéticas

É para isso que estão sendo desenvolvidas as memórias de acesso aleatório magnéticas, ou MRAM (Magnetic Random Access Memories). O grande entrave para a disseminação do uso das MRAM - as memórias magnéticas estão no mercado desde 2005 - é que elas são lentas em relação às memórias RAM tradicionais. Ou, pelo menos, eram. Cientistas do instituto alemão PTB acabam de criar uma célula de memória magnética que funciona com uma velocidade acima de 2 GHz. Quando foram lançadas, as MRAM possuíam tempos de resposta na faixa dos 250 nanossegundos. Hoje esse número está na casa dos 2 nanossegundos. A nova célula agora desenvolvida alcança 0,5 nanossegundo, ou 500 picossegundos de tempo de acesso. Isso corresponde a uma taxa de transferência de 2 Gbits, contra os 400 Mbits alcançados até agora.

terça-feira, 29 de março de 2011

Instituto suíço desenvolve robôs voadores rebatedores de objetos

Com passes precisos, aparelhos são capazes de competir em precisão com qualquer tenista profissional.




O laboratório de Controle de Sistemas Autônomos Distribuídos, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça em Zurique desenvolveu um robô voador capaz de rebater de forma precisa bolas lançadas pelos pesquisadores. Além de demonstrar uma ótima detecção de movimento, os aparelhos mostram bastante precisão na hora de devolver os objetos.

Os dois quadricópteros desenvolvidos pela equipe do professor Raffaelo D’Andrea foram testados na Arena de Máquinas Voadores do instituto. Os aparelhos foram fabricados usando somente peças desenvolvidas pelos próprios pesquisadores, e contam com um sistema de controle totalmente personalizado.

O responsável por providenciar toda a precisão aos robôs voadores é o sistema de captura de movimentos Vicon, que fornece dados de localização que permitem uma movimentação extremamente dinâmica. Atualmente, não há muita utilidade para os quadricópteros além de servir como tenistas amadores - porém, o avanço tecnológico que eles representam nos lembram que podemos estar bem próximos de um futuro em que as máquinas dominem a humanidade.



Metrô informa na web e celular condição das linhas

 Sistema é atualizado a cada dois minutos, mas só destaca interferências que afetam uma linha em sua totalidade

O Metrô de São Paulo lançou nesta segunda-feira uma ferramenta na internet capaz de informar aos usuários do transporte público problemas de operação. O sistema, interligado ao Centro de Controle Operacional (CCO), faz um panorama geral da situação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás e mostra à população qual o melhor trajeto a ser usado em determinado horário. 

Cheers, um conceito para um celular que funciona com vinho!




O Cheers é um conceito para um smartphone com o formato de um cantil para bebidas, com uma bateria que seria carregada a partir do álcool presente na mistura do vinho.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Microsoft revela segredos do Kinect Com mais de 10 milhões de unidades vendidas em cinco meses desde o lançamento, o Kinect parece ter pago todos os investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

domingo, 27 de março de 2011

Redes sociais viciantes



Um estudo feito pela empresa E.life indica que os usuários brasileiros de redes sociais dedicam, em média, 41 horas por semana à internet.