terça-feira, 12 de abril de 2011

O caminho para conseguir o emprego pelas redes sociais

Essas novas mídias viraram uma excelente forma para candidatos buscarem oportunidades de trabalho, mas isso exige uma série de cuidados



Leia a matéria na integra

A capacidade de conversar com pessoas em qualquer lugar do mundo, assim como compartilhar informações em tempo real, foi um dos pilares do sucesso das redes sociais. No entanto, hoje esses ambientes são usados também para outros recursos, como facilitar a busca por um novo emprego.

Cada vez mais, as empresas usam canais como Twitter, LinkedIn, Facebook e até Orkut para divulgar vagas e encontrar profissionais. A publicitária Camila Santana, por exemplo, conta que entrou no mercado de trabalho há três anos, graças a uma oportunidade divulgada no microblogging (Twitter).

“Eu sempre procurei [emprego] na internet, nunca fui para outros meios, como jornal ou algo na televisão”, conta Camila, que hoje trabalha na agência de publicidade Tboom Interactive. Esta última, adotou a prática de só contratar profissionais pelas redes sociais e costuma analisar o perfil dos candidatos também por meio desses ambientes.

O diretor de estratégia da Tboom, Leandro Ogalha, detalha que, entre os pontos analisados nos perfis de potenciais candidatos a trabalhar na agência estão se a pessoa mantém um blog, como ela se relaciona nas redes sociais, se ela tem contatos influentes, assim como as opiniões dela a respeito de assuntos cotidianos.

A gerente da divisão de tecnologia da empresa de recrutamento de profissionais Robert Half, Maria Paula Menezes, explica que as empresas costumam olhar para diversos fatores quando procuram analisar o perfil de um candidato na rede social. “Quantas pessoas existem no networking, quais os fóruns e as discussões de que participou, suas opiniões, quais os mercados que ele segue... Não existe uma ou outra informaçõa, eles costumam prestar a atenção em praticamente tudo”, avalia a especialista.

Ou seja, se você quiser aproveitar o poder dessa ferramenta, é preciso ter muito cuidado com o que publica nos seus perfis. Em outras palavras, um comentário infeliz pode acabar com as chances de ser o candidato ideal a uma vaga de emprego.

A própria Camila diz que adota uma postura cautelosa em relação ao que divulga nas redes sociais. “Eu evito falar palavrão, colocar muita gracinha ou fazer muita piada. Este é o tipo de coisa que as pessoas devem evitar, pois pode causar má impressão em quem vai te procurar”, relata a publicitária. “É muito importante pensar antes de falar sempre, mas principalmente na internet”, complementa Leandro Ogalha.

Por fim, a especialista da Robert Half considera que, apesar das redes sociais ainda não substituírem o tradicional currículo, elas podem ser interessantes para complementar e confirmar as informações dos candidatos.

Se você quiser mais dicas, aprender a buscar emprego pelo Twitter e pelo LinkedIn ou saber como melhorar sua imagem profissional nas redes sociais, acesse olhardigital.com.br. Aqui, você encontra três matérias sobre o assunto. Acesse já e boa sorte!

Fonte: OlharDigital

4 comentários:

  1. XD O FUNDO ANTIGO TAVA BOM POSSO MANDAR OPNIOES E FUNDOS PRONTOS PARA ONDE QUE EMAIL ? VCS PODIAM ME VISITARQ QUAL QUER DIA MEU BLOG É HTTP://ysneshy.blogspot.com obs: usem internet fora do iesam pois computadores da faculdade bloqueiam 70 % das funcoes do blog meu email e msn e poetaysneshy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. quero colocar um icone no lado do endereço no navegador do blog de vcs no lugar desse B cor laranja ja tenho pronto queria colaborar qual quer coisa manda email pra mim poetaysneshy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. o e-mail de contato da turma é x4maiesam@hotmail.com, qualquer dúvida ou sugestão vc pode mandar por e-mail.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela colaboraçao Castiel, mande qualquer susgetao para o email que o Filipe coloco acima e logo tentaremos implementar quando possivel.

    ResponderExcluir