terça-feira, 3 de maio de 2011

Mochila militar possibilita que soldados enxerguem inimigos através de paredes


Desde sempre, o segmento militar é um dos que mais produz tecnologias, não somente para fins de confronto, mas também para conforto e otimização das tropas. Algumas acabam sendo incorporadas, imediatamente ou não, à vida e rotina civis. Uma novidade nesse ramo é a chegada de uma mochila capaz de “enxergar” através de paredes, a Prism 200c.

Minha primeira reação, tratando-se de uma ferramenta de guerra que possibilita localizar o inimigo em diferentes cômodos foi: “Conseguiram trazer o famoso cheat de Counter Strike à realidade”. E, de certa forma, é o que ela faz.

Desenvolvida pela Cambridge Consultants, esse detector-mochila foi concebido para uso em missões de alto risco, em que rapidez e margem de erros nula devem ser prioridade. Em termos de tecnologia, ela não é tão nova como se pensaria, já que há modelos equivalentes no mercado desde 2006. Seu diferencial, contudo, reside em sua portabilidade e viabilidade no uso pessoal, facilitando bastante a ação dos soldados e gerando resultados mais satisfatórios.

Seu modo de operação é, de certa forma, simples: basta colocar as costas da mochila contra uma parede, construída em madeira, tijolos ou pedra, e receber os dados, em formato 3D, por meio de um handheld - um visualizador manual. As informação captadas são então compiladas e fornecidas via Ultra-wideband, que além de oferecer velocidade de transmissão, ainda possui baixo grau de detecção e interceptação de sinal.

Certamente, de olho em otimizar e ampliar o leque de intervenções em missões, a Cambridge Consultants informou que lançará um detector equivalente à Prism 200c, mas com tecnologia capaz de detectar objetos inanimados. O “Sprint” possibilitará encontrar a localização de explosivos, contrabandos e demais estruturas necessárias ao sucesso da missão. Os trunfos do Sprint serão seu tamanho e tecnologia. Com o formato de uma folha de papel e uso de pulsos curtos de energia na detecção, esse novo detector caberá perfeitamente, não só dentro da Prism 200c, mas em inúmeras tarefas, e fornecerá imagens em alta resolução do ambiente.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/05/mochila-militar-possibilita-que-soldados-enxerguem-inimigos-atraves-de-paredes.html

Em reestruturação, Nokia demite 4.000 funcionários


A finlandesa Nokia está, aos poucos, se preparando para atacar o mercado de smartphones – atualmente liderado pela Apple e empresas que utilizam o sistema operacional Android, do Google. Após estabelecer um acordo com a Microsoft para a utilização da plataforma Windows Phone 7, chega a hora da empresa enxugar sua folha de pagamento. A ação deve afetar cerca de 7.000 funcionários ao redor do mundo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Guarda-chuva com ventilador integrado pode ser bem útil nas chuvas de verão


Sabe aquelas tempestades de verão típicas aqui do Brasil, onde simplesmente o mundo desaba em cinco minutos e mesmo assim parece que você está dentro de um forno imenso? Digamos que o pessoal que cuida do desenvolvimento de novos gadgets da Hammacher Schlemmer, que a 163 anos cria objetos inovadores, desenvolveu o Franbella, um guarda-chuva que conta com um mini ventilador interno. Pode parecer bem estranho pensar nisso, mas esse equipamento nada mais é que um guarda-chuva convencional, de médio porte, que conta com um controle para o pequeno ventilador que é instalado no interior do equipamento e tem um controle para ligar e desligar no cabo de sustentação. Simples, prático e funcional. As hélices são capazes de atingir 650 rotações por minuto, capazes de originar uma brisa muito agradável ao usuário do guarda-chuva. Para que toda a obra funcione perfeitamente, são necessárias seis pilhas AA, que são capazes de dar autonomia de cinco horas e meia de funcionamento consecutivo ao ventilador. Como eu disse no começo, para as nossas chuvas torrenciais de cinco minutos, é tempo para o verão inteiro! Isso, claro, imaginando que você vá querer experimentar as duas funcionalidades ao mesmo tempo. Eu tentaria.
O gadget custa US$ 79,95, aproximadamente um investimento de R$ 130 para manter você protegido da chuva em momentos chuvas e do calor excessivo dos nossos verões muito quentes. Isso e um protetor solar são mais que ideais para cidades como São Paulo e Belo Horizonte, que ao contam com nenhuma praia para aliviar o calor, não é mesmo?

Fonte: http://www.techtudo.com.br/lancamentos/noticia/2011/05/guarda-chuva-com-ventilador-integrado-pode-ser-bem-util-nas-chuvas-de-verao.html